Se quiser descobrir, dá uma lida aqui! :)
Os astecas nos contam sua própria lenda sobre o chocolate. Tudo começou quando um jovem comandante saiu de sua terra para participar da guerra e deixou que sua esposa cuidasse das riquezas. A princesa foi morta por não ter revelado aos inimigos o local onde guardava as riquezas de seu príncipe. Dizem os astecas que de seu sacrifício nasceu a planta de cacau, vermelha como sangue e de um sabor intenso.
A história conta que os maias foram os primeiros a cultivar a planta do cacau que crescia na bacia do rio Amazonas. Quando descobriram o poder energético das sementes do cacau ela se tornou tão preciosa que passou a ser utilizada como moeda.
Hérnan Cortés foi quem trouxe o cacau para a Europa, presenteado pelo imperador maia, Montezuma.
Para os maias o chocolate (naquela época apenas produzido apenas em forma líquida e claro, ainda sem ter o nome "chocolate"), que passou a ser produzido da extração das sementes do cacau e enriquecido com pimentão, era além de tudo um alimento sagrado, pois uma pequena quantidade acabava com a fadiga e dava energia para o resto do dia.
O sabor não era dos melhores, mas Cortés experimentou dessa energia e reconheceu seu poder e percebeu que com certeza o cacau traria benefícios para sua tripulação (quase como a lemba dos elfos*).
Mais tarde o chocolate chegou ao conhecimento dos europeus pelo dominicano inglês Thomas Gage.
Na época de Voltaire o chocolate era produzido em blocos para serem dissolvidos na água, como aqueles cubinhos de açúcar. O chocolate era apenas consumido na forma líquida misturados muitas vezes com especiarias como canela e baunilha.
O chocolate tornou-se popular juntamente com o café e o chá e no século XVIII chegaram ao auge.
Naquela época e o que com certeza permanece até os dias de hoje, o chocolate era consumido em sua maioria por mulheres e o café era preferido pelos homens, o que não quer dizer que os homens também não consumiam o chocolate e vice e versa. E claro que os dois eram consumidos juntos, por que não unir os dois produtos mais esplendidos daquela época?
A popularidade do chocolate se estabilizou um pouco por conta da guerra da independência e da Revolução Francesa. Ela voltou à tona quando o suíço François Louis Cailler inventou uma máquina que transformava o cacau em barra, em 1823.
A fama do chocolate foi espalhada pela Europa. Em 1865, na Itália, foi criado o bombom, ou seja, chocolate recheado.
O chocolate passou então a ser utilizado na produção de sobremesas e doces diversos que até hoje utilizamos em nossa confeitaria.
E a fama dele está longe de acabar. Afinal, quem não gosta de um bom chocolate quente no frio? Ou mesmo de uma barra de chocolate, um bolo, uma torta....
O fato é que tudo que é feito com chocolate fica muito bom! :D
Concordam?
Fonte: Livro "Delícias com chocolate"por Paola Loaldi
Concordam?
Fonte: Livro "Delícias com chocolate"por Paola Loaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário